domingo, 4 de dezembro de 2011

a política está morta, viva o amor

"o que diabos será que é uma revolução?". somente essa pergunta foi necessária para me encher de crises, de estudos, de vontades e muitas revelações. no início com românticos desejos, o comunismo mundial, fim de todo sofrimento - depois o aprofundamento, a leitura de Marx e seus fundamentos. As decepções, as deturpações - enfim mostraram-se quase que em todas revoluções. existem interesseiros no meio da Vontade Geral e eu não queria acreditar nisso, meus olhos tinham respeito pela luta - de quem era aquela luta mesmo?
tive de pesquisar mais, ir mais atrás. fiquei um pouco engajado, fui ver os intelectuais do século passado. Conheci frankfurt, a escola de lá. queria mais ler Benjamim porque ele tinha mais otimismo, mas ali estava Adorno criticando até o jazz. esse cara era um grande estudioso. para entende-lo precisei ver um pouco das idéias mais atrás : de descartes à nietzsche. entre eles estavam um monte de outros - do racional ao irracional na política e na economia. inevitavelmente surgiu o estudo da psicologia, que conquistou-me tanto quanto a filosofia e ciências sociais. freud com a psicanálise, o estudo sobre o inconsciente mudaria toda minha forma de entender as relações humanas. o desejo sexual é tão forte quanto a sabedoria, quem diria ; freud disse pra mim - o ser humano tem ego, neuroses, histerias, muitas manias quase que irremediáveis.
é muita coisa mesmo, deve ser pra um monte de gente uma babaquice. é pra mim um breve registro. se quiser, fica o aviso : pode parar de ler, isso é tudo introspectivo. mas antes deixe-me falar de dois últimos : camus e hesse. na verdade não vou falar nada. chego a conclusão que a política está morta, só me resta uma oração :




amor. quero que deixe-me nu
até que a morte nos separe
faça nesse escuro a luz
o vento, o fim da barbárie


peço-te amor, traga felicidade
acredite em nós, somos loucos
somos viciosos mas não por maldade
é que os desejos estão todos soltos
estão gritando alto pela cidade


mas não deixe-me só
desperte em todos nós
porque tu vales a pena
faz da vida uma grandeza
essa gradeza estrelar
essas praias, esse mar
tenho sonhos, muitas crises
que vem desse contemplar.


faça-me novo, amor
faça-me novo, amor
faça-me de novo, amor
venha comigo nessa dança
no passo de cada dia
esteja presente na mudança
a mudança é alegria
é nossa virtude coletiva
traga uma bela melodia
que cure essa febre urbana


encha nos de esperança
e desse amor por outras vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário